mar 19, 2024

 

O setor privado foi o grande destaque da segunda etapa de apresentações desta quarta-feira, 20, no 15º CertForum – Fórum de Certificação Digital. Grandes grupos e empresas em atuação no Brasil e importantes representantes do mercado financeiro falaram sobre os benefícios que a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil têm proporcionado e a economia gerada pela adesão a gestão paperless.


O Grupo “O Boticário”, maior rede de franquias do Brasil, iniciou as apresentações da tarde enfatizando os importantes benefícios alcançados com o uso da certificação digital para assinatura de contratos entre a rede de franqueados. A coordenadora e a analista de Franchising do grupo, Adriana Fernandes e Rafaela Jorge, mostraram como a adesão aos documentos digitais trouxe benefícios como a diminuição de 25 mil impressões por ano e a economia de R$ 80 mil em despesas com correio e cartório. “Achamos que seria difícil convencer os franqueados, mas todos aderiram muito facilmente ao uso do certificado digital”, afirmou Rafaela Jorge.

Em seguida, a analista de negócios da Digix, Caroline Wirtti, falou sobre o processo de desenvolvimento do sistema da empresa que possibilitou que toda papelada, antes utilizada para a efetivação do transporte público para estudantes em todo estado do Mato Grosso do Sul, fosse substituída por documento digital, tornando o processo mais seguro e eficiente.

Encerrando a mesa, a Coordenadora Jurídica Societária da Leroy Merlin, Giselle Brides, falou sobre a transformação que ocorreu na empresa após a adesão aos documentos digitais. “Para mim, essa foi uma das maiores realizações dentro da empresa, os documentos são assinados rapidamente com segurança facilitando todos os nossos processos”. A gestora destacou que houve redução de 87% nos custos em relação ao que era gasto com a assinatura física.

Certificado Digital e o setor bancário

A mesa dedicada aos bancos teve a participação do representante da Federação Brasileira de Bancos – Febraban, Wander Blanco, do coordenador de Arquitetura de Segurança do Banco Itaú, Salvador Ferrer, e do coordenador da área de Certificação Digital do Banco Bradesco, Viniciu Ghibu. Os três falaram sobre o atual estágio da oferta de serviços aos clientes bancários com uso do certificado digital ICP-Brasil.
Os bancos têm estudado possibilidades para inserir a certificação digital em suas rotinas principalmente por conta do não repúdio e da validade jurídica. Na visão dos painelistas, a aproximação dos bancos com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI tem sido importante para melhor compreensão dos sistemas de certificação digital e o desenvolvimento de modelos de negócio que façam uso do certificado.

fontes:  www.iti.gov.br/noticias/indice-de-noticias/704-15-certforum-certificado-icp-brasil-e-realidade-na-rotina-de-grandes-empresas

0 Comentários

Deixe um Comentário