mar 19, 2024

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH-e, começará a valer em todo o território nacional a partir do dia 1º de fevereiro. Até lá, todos os Detrans terão que disponibilizar a versão online do documento. A CNH-e poderá ser apresentada às autoridades de trânsito através do próprio celular ou tablet. Ela valerá como documento oficial.

No momento, a CNH-e é adotada por oito estados, além do Distrito Federal: Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins. A consulta é feita por meio de um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS.

Para solicitar o documento, siga os seguintes passos:

1. Verifique se a CNH tradicional foi emitida após maio de 2017. Se sim, o documento terá um QR code impresso (um tipo de código de barras) no verso.
2. Com o QR code em mãos, o motorista deve acessar o portal do Denatran e fazer um cadastro.
3. Feito isso, baixe o aplicativo da CNH digital.
4. Para prosseguir, é preciso ter um certificado digital reconhecido pelo Detran. Para isso, o motorista deve avisar ao órgão sobre a emissão da CNH e assim conseguir essa “permissão digital”. Certificados com o e-CPF também servem para conseguir a versão digital da CNH.
5. Com todos as informações pessoais preenchidas, o motorista deve solicitar o código de ativação da e-CNH. O Detran enviará a senha por email.
6. Use a senha enviada e o CPF para fazer login no aplicativo do Denatran. Feito isso, digite o código de ativação recebido.
7. Já dentro do app, será preciso criar uma nova senha de quatro dígitos. Ela será utilizada toda vez que o motorista acessar a versão digital da CNH.

Seguindo todos esses passos, o aplicativo vai exibir uma reprodução frente e verso do documento original, bem como o QR code presente na habilitação.

Fonte: Pleno news

0 Comentários

Deixe um Comentário