mar 19, 2024

Mais de 30 mil empreendimentos foram abertos no estado em 2017, de acordo com levantamento da Serasa Experian

Abrir uma empresa e acessar os serviços oferecidos pela Junta Comercial do Mato Grosso do Sul ficou muito mais fácil com a ajuda do certificado digital. Todos os procedimentos já podem ser feitos pela internet em virtude do lançamento da Jucems Digital, da Junta Comercial do Estado.

O programa permite que serviços relacionados ao setor empresarial e contábil sejam realizados pela web, apenas com o certificado digital. Além de diminuição de custos e aumento de segurança, a novidade proporciona a desburocratização e a agilidade dos processos. Empresários e contadores não precisam mais entregar documentos físicos e se deslocar até os pontos de atendimento, e procedimentos que antes eram realizados em 35 dias, hoje são concluídos em menos de uma semana.

De acordo com o indicador Serasa Experian de nascimento de empresas, entre janeiro e dezembro de 2017 houve um crescimento de 12,9% de novos negócios em Mato Grosso do Sul, em relação ao mesmo período do ano anterior. Este foi o 12° estado na lista dos que mais abriram empresas no país, com total de 30.108 empreendimentos.

“A fim de impulsionar ainda mais este cenário, a certificação digital irá apoiar a desburocratização dos processos de aberturas, fomentando o empreendedorismo na região por meio do Programa Jucems Digital”, explica Murilo Couto, gerente de estratégia de negócios da Serasa Experian.

Treinamentos voltados para a capacitação dos contadores do MS também têm sido organizados desde fevereiro. A Jucems continuará realizando os processos de maneira analógica, mas a expectativa é que, em dentro de cinco meses, o processo de abertura das empresas no estado seja feito de maneira totalmente digital, através do sistema online, disponível 24 horas por dia.

Sistemas semelhantes já estão em funcionamento em outros cantos do país, como na cidade de São Paulo e no estado de Santa Catarina. Em São Paulo, o programa Empreenda Fácil tem eliminado a burocracia relacionada à abertura de empresas de baixo risco, e em Santa Catarina, Jusesc Digital tem otimizado o acesso a requerimentos e certidões.

Fonte: Jornal Dia a Dia.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe um Comentário