mar 18, 2024

Nos últimos dias 13 e 14 de março, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Gastão José de Oliveira Ramos esteve na cidade do Rio de Janeiro para encontros com representantes de importantes entidades públicas. Como noticiado pelo ITI, o primeiro compromisso da agenda de trabalhos ocorreu no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, quando as instituições assinaram Acordo de Cooperação Técnico-Científica com o objetivo de desenvolver ações e projetos cooperativos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Após o ato, ainda no dia 13 houve reunião no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. A instituição já faz uso da tecnologia ICP-Brasil no Sistema Online para Registro de Programas de Computador – e-RPC e pretende, em breve, fazer o mesmo no registro de topografias de circuitos. No dia 14 foi a vez de ir ao Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES para entendimentos sobre possíveis parcerias e uso de certificados ICP-Brasil.

“É muito importante que o ITI colabore para que entidades públicas façam do certificado ICP-Brasil o seu meio seguro de identificação e assinatura digital. Inmetro, INPI e BNDES são instituições renomadas, capazes de criar cases de repercussão nacional e que fazem interface com um incontável número de entes no Brasil e no exterior. Ao passo em que utilizem o certificado digital e obtenham êxito, poderão induzir outros ao mesmo, colaborando na disseminação e na massificação da tecnologia ICP-Brasil”, comentou Gastão Ramos.

Na oportunidade, acompanharam o diretor-presidente seus assessores-técnicos Ruy Ramos, no dia 13, e José Antônio Carrijo, no dia 14.

Fonte: ITI.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário