mar 18, 2024

O atual do momento é de grandes mudanças e traz muitos desafios para as empresas e seus gestores. A transformação digital traz questões complexas para serem equacionadas, como uso das novas tecnologias, o futuro do trabalho e das profissões, novos modelos de negócios, novos mapas mentais, robótica, algoritmos, inteligência artificial, máquinas inteligentes, blockchain, moedas digitais, internet industrial, e tantas outras  que impactam diretamente os negócios. Temas que desafiam às empresas a compreender como isso afetará o futuro das organizações. Para entender o quadro de fundo dessas transformações, os modos pelos quais elas ocorrem e como as empresas podem aproveitá-las a seu favor, Joinville (SC) terá a 16ª edição da Expogestão, evento consolidado como um dos mais importantes encontros corporativos do Brasil.

Mudança, futuro e soluções. Estes três conceitos que balizam a determinação de aproveitar a transformação para alcançar objetivos, incluindo o de vencer ao mesmo tempo desafios dos séculos XIX, XX e XXI, serão abordados pelo embaixador Carlos Magariños na palestra de abertura da Expogestão 2018. Para ele, as soluções virão de instituições, porque o protagonismo do futuro está nas pessoas. Especialista em desenvolvimento econômico, relações internacionais e meio ambiente, Magariños é embaixador da Argentina no Brasil.

Robert Pearlstein, vice-presidente para Negócios Corporativos e Desenvolvimento Internacional da Stanford Research Institute (SRI), apresentará na Expogestão as tecnologias que estarão em breve no cotidiano das pessoas e também trará a reflexão e o aprendizado de pesquisa, desenvolvimento e inovação da SRI baseados na prática de negócios bem-sucedidos, nos Estados Unidos e no mundo, provocando um repensar sobre o que é inovação hoje. A SRI tem sete décadas de atuação voltada para inventar um futuro no qual pesquisa e desenvolvimento fazem da inovação uma realidade em setores de ponta, para clientes como Google, Microsoft, Samsung, Apple, Chevron, Toyota, GM, Siemens, Ford, Nike, e agências como a NASA e a DARPA (Agência pesquisa em projetos de defesa). A assistente virtual Siri, do iPhone e tecnologias como o mouse, o HDTV, a impressora jato de tinta, os biomarcadores para drogas anticâncer, as plataformas tecnológicas para os carros autônomos fazem parte de seu portfólio.

Como os líderes, executivos e gestores podem se preparar para esse novo contexto, no qual a inteligência artificial terá um papel crescente, é o ponto de partida da palestra de Gijs van Delft, CEO do PageGroup Brasil, na Expogestão 2018. Com base em dados levantados pela empresa, líder global em recrutamentos especializados, Gijs indicará como profissionais que já estão no mercado de trabalho podem fazer a transição para carreiras e postos de trabalho que hoje não se sabe quais serão; e como as empresas podem se preparar para esse percurso, tão incerto quanto o destino.

Fernando Ulrich, especialista em criptomoedas do grupo XP e Oliver Cunningham, sócio de Estratégia e Operações de serviços financeiros da KPMG, são os protagonistas da Sessão Transformação Digital e Novos Negócios da Expogestão. Fernando irá explorar o mundo das moedas digitais e o que esta nova tecnologia disruptiva poderá impactar na economia e nos negócios. Oliver trará uma visão sobre os novos mapas mentais que surgem com as inovações, como, por exemplo, o blockchain, e por conta disto os novos modelos de negócios que estão surgindo.

Que mudanças estão acontecendo que levam as pessoas a repensar seus conceitos? Como as tecnologias digitais, tão onipresentes no cotidiano, impactam em toda a sociedade? Quais são os novos hábitos, formas de pensar e de aprender? Essas reflexões estarão na palestra de Marcos Piangers na Expogestão. O jornalista lança um profundo olhar sobre as relações – sociais, profissionais, familiares, neste mundo permeado pelas tecnologias digitais.

A Expogestão

A Expogestão 2018 ocorre entre 8 e 10 de maio na Expoville, em Joinville (SC).  A expectativa de Alonso José Torres, presidente da Ópera Eventos Corporativos – empresa realizadora da Expogestão, é que a Expogestão reúna número semelhante à edição do ano passado. “Durante três dias, cerca de 6 mil pessoas passaram pelo evento em 2017, que conta com uma programação multidisciplinar extensa, incluindo Congresso, Workshops, Ambiente de Exposição e Relacionamento e outros eventos paralelos”, explica Alonso. Com visitantes de 202 municípios, o Congresso contou, no ano passado, com cerca de 2,1 mil inscrições (sendo 10% de participantes de outros estados), que permitiram a 2,6 mil pessoas acompanharem as palestras graças ao benefício da transferência de titularidade da credencial.

Fonte: Exame.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário