mar 19, 2024

No dia 2 de maio de 2017, eu e os diretores Waldeck de Araújo Júnior e Rafaelo Abritta iniciávamos nossa trajetória à frente do ITI. Por meio desta nota, pretendemos exprimir nossos agradecimentos institucionais aos que conosco empreenderam esforços para que o primeiro ano da nova gestão do ITI fosse de muito trabalho e de muitas conquistas.

Para tal, mencionamos o apoio irrestrito da Casa Civil da Presidência da República, essencial para que chegássemos até aqui. O excelentíssimo senhor Ministro-Chefe Eliseu Padilha, por meio de sua secretaria executiva, criou incontáveis oportunidades de apresentar o ITI a outros importantes órgãos de governo, tornando a tecnologia da ICP-Brasil mais visível aos gestores públicos decisórios dos três poderes da República.

De modo especial, dedicamos reconhecimento às atividades desempenhadas pelas diretorias da casa, que honrosa e dedicadamente atuaram no cumprimento e na ampliação de suas missões institucionais. Sem o incansável trabalho delas, o ITI certamente não teria avançado tanto em tão pouco tempo.

Neste dia quando celebra-se o primeiro ano à frente do ITI, também queremos agradecer aos que trabalham na autarquia dando o melhor de si. Servidores, estagiários, colaboradores terceirizados no serviço administrativo e de apoio, enfim, todos devem ser lembrados pelo ótimo trabalho que prestam à autarquia, ao governo e ao Brasil.

Em 2018, o que vimos chancela a sensação de que ainda há muito a se realizar. Entre 1° de janeiro deste ano até o momento em que o ITI publicou esta nota, o gabinete do diretor-presidente já havia analisado 2.867 processos e produzido 3.204 documentos. São números que simbolizam o espírito de uma equipe disposta ao bom trabalho, ávida por melhores resultados e preocupada em garantir que o certificado digital no padrão ICP-Brasil esteja à disposição do governo e da sociedade civil.

A ICP-Brasil cresceu nos últimos 12 meses. Entre maio de 2017 e o atual, credenciamos duas Autoridades Certificadoras de 1° nível (crescimento de 14,29%), 35 de 2º nível (crescimento de 57,38%), 307 Autoridades de Registro (crescimento de 50,08%), 537 Instalações Técnicas (crescimento de 26,62%), 2 Prestadores de Serviço de Suporte (crescimento de 7,69%) e 5 Prestadores de Serviços Biométricos (crescimento de 400%. Também credenciamos o primeiro Prestador de Serviço de Confiança e autorizamos o funcionamento de mais de 5100 Instalações Técnicas Secundárias.

“Aliás, merecem menção as entidades do setor da certificação digital. Desde as credenciadas na ICP-Brasil até aquelas que atuam como representantes de classe, todas compreenderam que os rumos de mudança que se propuseram um ano antes objetivavam, também, destinos mais prósperos para todos. ”

Encerramos este pequeno texto na certeza de que há hoje um ITI mais cioso de suas tarefas, propondo inovações que vão ao encontro da massificação da tecnologia e, principalmente, sendo mais do que o executor de políticas de certificação digital. Hoje, o ITI é um parceiro executivo de negócios governamentais, um órgão regulador do setor e, também, um provedor de soluções digitais para o Brasil.

Mais uma vez, obrigado a todos.

Gastão José de Oliveira Ramos
Diretor-Presidente

Fonte: ITI.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário