mar 19, 2024

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI participou, no dia 22 de maio, em Montevidéu, Uruguai, da II Reunião de Especialistas em Assinatura Digital, realizada pela Associação Latino-Americana de Integração – ALADI. A associação, formada por 13 países, tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região e um mercado comum latino-americano.

No encontro, as nações presentes tiveram a oportunidade de conhecer as infraestruturas tecnológicas e aspectos jurídicos de cada país em relação a implantação da assinatura digital. A intenção com a aproximação é possibilitar, futuramente, o comércio internacional de forma totalmente eletrônica entre os países, diminuindo a burocracia e aumentando a segurança nas transações.

O coordenador-geral de Normalização e Pesquisa do ITI, Wilson Hirata, representante do Instituto no evento, destacou a importância da mobilização. “A promoção dessa aproximação entre os países é essencial para o desenvolvimento de uma política de comércio internacional digital. No grupo tivemos a oportunidade de conhecer os requisitos mínimos de segurança implementados por outros países e, dessa forma, iniciamos os debates para definir a melhor forma de interação entre as nações”.

Na reunião foram realizados 22 encontros bilaterais. Além do ITI, a comitiva brasileira contava com integrantes do Itamaraty e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC. “Esse é apenas o início do trabalho. Saímos da reunião com contatos de vários países, e com o objetivo de continuar as tratativas para promover a implantação do uso da assinatura digital entre os países”, salientou Hirata.

Fonte: ITI.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário