mar 18, 2024

A CNH Digital passou a ser implementada pelos Detrans do país a partir de outubro passado. Atualmente, o documento eletrônico está disponível em todos os estados. Com ele, o motorista pode baixar um aplicativo no celular que exibe uma versão digital da Carteira Nacional de Habilitação.

A vantagem é que o condutor não corre o risco de perder seu documento, pois estará carregando-o dentro do celular. Quando for necessário, basta abrir o aplicativo e será exibido um código QR, que pode ser lido por celulares de policiais e agentes de trânsito. Carregando o aplicativo, não é necessário transportar a carteira de motorista impressa, embora ela continue sendo válida.

Para os que se interessaram pelas vantagens, saiba como proceder para conseguir a sua CNH Digital.

Como adquirir a CNH Digital:

1. Certifique-se de que a sua carteira de motorista possui um QR Code. O código só aparece nas que foram impressas após maio de 2017. Caso contrário, você deverá requisitar uma segunda via do documento.

2. Cadastre-se no portal do Denatran, e certifique-se de que seus dados estão atualizados. Concluído o cadastro, o órgão enviará uma mensagem para o endereço de e-mail fornecido, com um link para ativar a conta. Clique no link.

3. O link te levará de volta para o portal do Denatran. Para fazer seu login, você poderá fazer uso do Certificado Digital de seu CPF, se tiver um. O documento eletrônico é o mesmo utilizado em outros sistemas do governo. Neste caso, clique no botão “Certificado Digital” ao pé da página de login.

4. Caso não possua um Certificado Digital, faça o login usando seu CPF e a senha que você cadastrou.

5. Uma vez dentro do sistema, informe o número da sua CNH e do telefone celular. Para isso, clique no botão com o seu nome, ao topo e à direita da página. Seleciona “Meus dados”, e você terá acesso à ficha de cadastro para inserir estes dados. O número da carteira de motorista é indicado no documento impresso no campo “Nº Registro”.

6. Você também deverá informar o Número de segurança da CNH. Ele se encontra em um campo sem descrição do documento, ao final e à esquerda deste. Na ficha de cadastro dentro do site do Denatran, um botão com uma interrogação no campo exibe uma imagem que ilustra sua localização.

7. Após completar todas as informações, clique no botão “Alterar”. Uma mensagem de confirmação será exibida.

8. A seguir, para os motoristas que não têm o Certificado Digital, será necessário se dirigir a uma agência do Detran de seu estado. Lá, será feita a validação das informações que ele forneceu ao site.

9. Depois que os dados forem validados pessoalmente, o site oferecerá a funcionalidade “Código de Ativação”.

10. Estando logado no sistema do Denatran, selecione “Código de Ativação” na barra à esquerda. Em seguida, clique no botão “Gerar código de ativação”.

Fonte: Auto Papo.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário