mar 19, 2024

A primeira instituição pública do Brasil a receber o certificado de Escola Digital Segura é de Caxias do Sul, na Serra o Rio Grande do Sul. As aulas de informática já fazem parte da rotina dos alunos da Escola Prefeito Luciano Corsettie há anos. Agora, os 1,2 mil estudantes também recebem orientações diárias sobre o uso ético, legal e seguro da web.

“É um certificado de qualidade na questão tecnológica. De que forma a escola consegue utilizar todo esse aparato que tem os laboratórios, os tablets, os notebooks de forma segura? Então, isso certifica que a escola tem regramento, tem normas e os alunos cumprem, e além de cumprirem isso tudo, levam para casa”, conta o técnico em informática da Secretaria Municipal de Educação Alexandre Corso.

Um clique e um universo de possibilidades se abre. Para a maioria das crianças, aprender conteúdos assim, de um jeito mais dinâmico, é bem mais interessante do que as aulas tradicionais.

“Aqui a gente aprende coisas novas, a mexer, e ao mesmo tempo a gente tem mais ensino. Não é só nas aulas que a gente aprende sobre história, geografia, ciências naturais. A gente aprende aqui também”, diz a aluna Júlia Drum, de 11 anos.

Como os alunos ficam horas focados na tela do computador, do tablet e do celular, o desafio é conscientizar as crianças e adolescentes sobre o uso responsável da ferramenta.

“Está ali registrado. Então, a gente alerta eles para isso também. O que eles estão curtindo, o que eles estão compartilhando, o que eles estão postando. Cuidar da própria imagem, para que mais tarde isso não traga nenhum prejuízo para eles”, diz a professora de informática Silvia Mazzotti.

E quem usa as plataformas digitais com frequência para fazer trabalhos da escola, compartilha o que aprende em sala de aula também com os pais.

“A gente, tendo conhecimento do que usa no nosso celular e nos computadores, consegue usar da forma correta. A gente precisa conhecer os perigos que a gente está enfrentando no mundo digital. Nem sempre é só maravilha”, diz a estudante de 14 anos Kamilly Zanetti Neves.

Obs: O Certificado Digital recebido pela escola não é o mesmo fornecido e comercializado pelas ARs e pelas ACs, porém sempre nos importamos em divulgar assuntos para fomentar questões de tecnologia, desenvolvimento e segurança para o nosso associado.

Fonte: G1 | ANCert

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário