mar 19, 2024

Todo o  mundo que é empresário já sabe – ou deveria estar sabendo – que desde primeiro de julho deste ano  este certificado é obrigatório para MEIS (e todas as demais empresas) que precisam emitir nota fiscal eletrônica. Bem, você sabe exatamente o que é, e para que serve esta certificação?

Conheça a  função do e-Social
Todas as empresas que possuam funcionários precisam fazer alguns processos para a adequação ao projeto. E existem prazos bem críticos, até dezembro para que todas estejam em ordem dentro deste sistema. Basicamente estamos falando sobre cadastro de funcionários no sistema do Governo e certificados digitais emitidos, dentre outros requisitos.

A certificação digital é um recurso que existe desde 2006 criado como forma de garantir que as pessoas físicas e jurídicas que assinassem algum documento (transações governamentais e bancárias ou a solicitação de algum processo) fossem elas mesmas, e não um perfil fake ou empresa inexistente. Como estas transações estão sendo digitalizadas e muitas vezes estão sendo feitas através de algum computador, os órgãos não conseguem garantir que a pessoa que está por trás de determinado documento é ela mesma.

De olho nas esferas governamentais
O certificado está sendo utilizado cada vez mais e o primeiro grande responsável pela ampla difusão são as esferas governamentais (Governo Federal, Estaduais e Municipais), cada uma delas está pedindo o certificado de um modo, para uma necessidade específica.

Hoje declarações de empresas que estão em alguns regimes tributários específicos, como Lucro Presumido e Lucro Real precisam ter o certificado digital para poder entregar as declarações. Agora, todos que estão enquadrados no Simples Nacional também  precisam do certificado digital.

Todos vão pedir, mais cedo ou mais tarde…
Conforme o tempo segue avançando,  mais órgãos governamentais estão levando este certificado para dentro de seus ambientes burocrático. Empresas que tenham funcionários só conseguem demiti-los depois que a empresa conseguir o certificado digital.

Para os MEIS, a principal demanda sobre o certificado digital é ter seu funcionário regularizado. Em algum momento este profissional vai precisar ser desligado, portanto o melhor a fazer é já ter o certificado.

Fonte: Paraná Shop.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário