mar 18, 2024

Costuma navegar muito pela internet? Pois saiba que um estudo feito em junho deste ano pela BigData Corp mostrou que o Brasil tem mais de 7,2 milhões de sites desprotegidos. Isso significa que pouco mais de 40% dos sites do país não são seguros.

Os sites pesquisados não possuem o certificado de segurança SSL – Secure Socket Layer. Ele é o responsável por atestar que o site visitado tem uma conexão segura e usa criptografia entre o servidor e os dados trafegados, evitando o roubo de dados durante uma transação.

A pesquisa também mostra que no mesmo período de 2016 o percentual de sites desprotegidos era de 62,42%, portanto ainda maior. Mesmo que o Brasil tenha diminuído esse número com o passar dos anos, ele ainda é bastante alto, de acordo com os pesquisadores.

Outro dado apontado pelos estudiosos é que dos sites que possuem certificados de segurança, um quarto deles (24,97%) estão com as certificações expiradas e precisam de renovação. Ainda nos números de quem tem sites com certificação, cerca de 4 milhões de sites (34,07%) vão ter as licenças espiradas em até três meses.

O CEO da BigData Corp comenta que a falta de certificados digitais de segurança ou ainda a não renovação destes pode acabar afetando os negócios online.  “É bom lembrarmos que no restante do mundo, no entanto, em média, apenas 8,57% dos sites não possuem essa proteção. E a questão ganha uma relevância ainda maior no momento em que sites sem certificados de SSL são expostos pelo Google com avisos de “não seguros” e deixam de aparecer nos primeiros lugares nas buscas feitas no buscador”, comenta Thoran Rodrigues.

Alerta para os consumidores
Para quem consome fica a dica: é preciso sempre estar atento para que os dados não fiquem disponíveis para golpistas. “Para isso, basta verificar se há cadeado na barra de endereço, ou se há um “s” após o http (https), indicando segurança, além da identificação de “seguro” e “não seguro” dada por alguns navegadores.

Fonte: MundoBit.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário