mar 19, 2024

A tecnologia tem ajudado as pessoas a conquistarem cada vez mais praticidade nos seus afazeres do dia a dia. No entanto, algumas rotinas continuam a ser seguidas fora da internet em função da segurança, como algumas transações. O receio por fazê-las com segurança de forma online ainda é grande, mas o que muita gente não sabe é que isso pode ser resolvido com o certificado digital.

Ainda não muito conhecido entre o público em geral, ele é um documento que identifica, por meio de uma autenticação forte, uma pessoa física ou jurídica, para garantir a segurança em todas as transações pela internet. Ele é útil, por exemplo, em casos em que é necessário validar a identidade de um usuário, como em operações bancárias.

“A certificação digital traduz o que há de mais moderno em termos de segurança para proteger informações compartilhadas nos ambientes virtuais. Sua tecnologia é desenvolvida especificamente para proporcionar a autenticidade, confidencialidade e integridade das informações”, explica especialista.

A ideia desse documento é, basicamente, ajudar na praticidade e segurança ao usuário. Com ele, é possível eliminar os processos burocráticos, oferecendo a possibilidade de resolver tudo pelo computador ou smartphone. “Com o certificado digital, é possível ficar livre da burocracia sem nem mesmo sair do escritório, e de maneira muito mais segura”, diz especialista.

O especialista conta também que a assinatura eletrônica é obrigatória para empresas que emitem notas fiscais eletrônicas (NF-e) para confirmar a autenticidade de declarações e documentos. Por isso é importante garantir que seu negócio tenha o certificado digital.

O que os certificados digitais podem substituir:

  • Assinatura de documentos;
  • Realização de transações bancárias;
  • Envio de declarações da empresa;
  • Assinatura de notas fiscais;
  • Login em ambiente virtual com segurança.

Fonte: I Bahia.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário