mar 19, 2024

De tempos em tempos ouvimos falar sobre algum golpe cibernético que aconteceu, ou vemos nos jornais informações sobre alguma falha de sistema que foi explorada por pessoas mal intencionadas. Pensando em como evitar que situações do tipo aconteçam, o tema de segurança digital se torna cada vez mais importante.

A segurança na Internet é uma preocupação constante de quem cria projetos na web. Seja em um site institucional, uma loja virtual, ou até um blog pessoal, a segurança é essencial para todos. Por isso, cada vez mais as empresas investem em soluções de segurança, firewalls, anti spam, anti malware, e claro, na criptografia das informações.

O que é um certificado SSL

SSL significa Secure Socket Layer que traduzido de forma literal, se torna “Camada de Soquete Seguro”. Apesar do nome não dizer muito para quem não tem conhecimento técnico, existem duas palavras chave que são claras para todos: “camada” e “segura”.

Um certificado SSL vai melhorar a segurança de um site provendo:

  • Privacidade – Os dados transmitidos por meio de uma conexão segura com SSL devem ser acessíveis somente pelos lados envolvidos na transmissão;
  • Integridade – Os dados transmitidos devem chegar exatamente da mesma forma que foram enviados, sem modificações por terceiros.
  • Autenticidade – Significa que os dados enviados pelo autor verdadeiro, sem ser forjado por um terceiro.

A ideia é estabelecer uma forma segura de comunicação entre dois computadores através de uma camada segura, sem a possibilidade de acessos de terceiros não autorizados. Com a proteção do protocolo, todas as informações são criptografadas, onde ocorre a troca de informações somente entre duas partes autenticadas.

Identificando sites com certificados SSL

Para saber se um site utiliza um certificado SSL, basta observar como o endereço do site é exibido no navegador web. Um site que utiliza SSL possui o prefixo com um ícone de cadeado e um prefixo no endereço do site https://.

Tipos de Certificado SSL - HTPSO ícone cadeado serve para informar que o site conta com proteção de algum tipo de certificado SSL.

Assim, você sabe que as informações trocadas naquele ambiente são seguras, sem possibilidade de interceptação por terceiros e que você está visualizando o conteúdo do autor original do site.

Cada navegador pode exibir os certificados de forma diferente, mas todos contarão com um ícone de cadeado quando o site utilizar HTTPS.

 

Vantagens de usar um certificado SSL

Para o usuário, ter o SSL demonstra que a conexão entre ele e o site está seguramente criptografada, ou seja, toda informação que for trocada com a página está protegida contra atividade maliciosa de terceiros. Só esta vantagem já é motivo suficiente para usar um certificado em seu site.

Mas se você ainda precisa de mais motivos para começar a usar certificados SSL em seus projetos, aqui vão algumas das principais vantagens para você considerar:

1. Traz segurança para a transmissão de informações

Se você pretende fazer uma compra em uma loja virtual, você terá que fazer um cadastro, preencher com dados de pagamento e seus dados pessoais. Comprando em uma loja que utiliza um certificado SSL e criptografa os dados inseridos, você tem a garantia de que ao inserir os dados, eles não estarão sendo capturados por terceiros.

Certificado SSL - Vantagem da segurançaAo acessar um site com HTTPS, você sabe que o que visualiza no site é aquilo que o proprietário do site quer te mostrar. Não há o perigo do conteúdo do site sofrer alterações por ataques de terceiros ou modificações pelo provedor de serviços de internet ou do administrador da rede.

No caso de um e-commerce, não há o que questionar — implementar essa tecnologia na sua página é simplesmente necessário.

As operadoras de cartão de crédito e, muitas vezes, as próprias adquirentes não liberarão que as operações sejam realizadas caso não identifiquem um certificado válido. Além disso, por estarmos nos referindo a dinheiro, segurança do usuário e a confiança da marca da empresa, toda segurança é bem-vinda.

2. Gera uma relação de maior confiança com o visitante

Da perspectiva do cliente, fornecer seus dados e realizar transações em um site que possui essa camada de segurança gera uma confiança e tranquilidade muito maior. Demonstrar que houve uma preocupação adicional de sua parte pode ajudar a tornar as relações mais próximas e evitar que incidentes negativos possam acontecer.

Certificado SSL - Vantagem da confiançaEmbora muitos usuários não saibam exatamente o que significa o “s” do “https://”, nem tenham muito conhecimento sobre o certificado SSL, essa pode ser uma oportunidade para educá-los de forma sucinta e mostrar que você prioriza a segurança digital de seus clientes e de suas respectivas informações pessoais.

O mesmo vale para o ícone do cadeado que é exibido no navegador. A presença desse ícone passa segurança para o visitante e está ali para a segurança dele.

3. Ajuda no posicionamento dos resultados do Google

Existem diversos fatores que são considerados quando o assunto é ficar é otimização SEO, como velocidade do site e qualidade do conteúdo. A presença de um certificado SSL válido também é uma delas.

Certificado SSL - Vantagem do SEOOs sites com HTTPS inspiram mais confiança nos visitantes, fazendo com que permaneçam mais tempo navegando pelo site e conhecendo os conteúdos. Entrar num site e ser notificado de que ele não é seguro é um péssimo sinal para qualquer negócio.

Isso ajuda aos sites de busca entenderem que as suas páginas são relevantes para quem as visita, e consequentemente, ajuda no posicionamento do seu site nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

O próprio Google já divulgou em uma nota no blog oficial da empresa, declarando que segurança digital é considerada uma forte prioridade para a empresa e, portanto, levariam em conta a presença do certificado SSL e do HTTPS em seus algoritmos para rankings.

0 Comentários

Deixe um Comentário