mar 18, 2024

O Mapa da Certificação Digital é uma ferramenta prática e segura criada para auxiliar o cidadão na busca por um ente devidamente credenciado, para emissão de certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. A aplicação, disponibilizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, é gratuita e pode ser acessada na página https://www.iti.gov.br/mapa.

A nova ferramenta aponta a localização de Instalações Técnicas – IT, Instalações Técnicas Secundárias – ITS e de Autoridades de Registro – AR da ICP-Brasil em todas regiões do Brasil e também no exterior. A busca pode ser realizada clicando diretamente no mapa, que apontará todas as entidades na região selecionada, ou por filtros como CEP, localização atual e Autoridade Certificadora – AC.

O ITI atualizará o Mapa constantemente, adicionando novas entidades credenciadas e retirando as descredenciadas. O serviço garante ao cidadão a possibilidade de encontrar informações como, endereço, telefone e e-mail dos entes credenciados.

“O Mapa é um serviço que garantirá maior segurança na escolha do local para emissão do certificado digital. Muitos usuários tinham dúvidas sobre a regularidade dos postos de atendimento que escolhiam para emitir um certificado. Agora, com um rápido acesso ao Mapa, será possível verificar uma entidade próxima e realmente credenciada à ICP-Brasil”, afirmou o diretor-presidente do ITI, Gastão Ramos.

0 Comentários

Deixe um Comentário