abr 19, 2024

Nesta terça-feira, 22, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI recebeu agentes de registro da Autoridade Certificadora de 1° nível do Serviço Federal de Processamento de Dados – AC Serpro para a emissão de certificados digitais ICP-Brasil em nuvem, denominados NeoID. Ao todo, a equipe da AC Serpro atendeu a 10 servidores do ITI.

Na opinião do diretor-presidente da autarquia Gastão José de Oliveira Ramos, a agilidade no processo de atendimento está entre os diferenciais que merecem destaque.

“Sabemos que este momento da emissão, quando os requerentes ao certificado ICP-Brasil se deslocam até uma Autoridade de Registro, ainda toma muito tempo dos envolvidos. A proposta de uma nova entidade da ICP-Brasil que mitigasse esse e outros problemas sem deixar de lado a questão da segurança na identificação dos titulares foi bastante discutida, inclusive por meio de consulta pública, para que então pudesse ser submetida e aprovada pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. É possível realizar todo o processo de validação e coleta biométrica em menos de cinco minutos. Estamos diante de uma verdadeira disrupção que vai de encontro à burocracia”.

Os certificados em questão foram doados pelo Serpro ao ITI com a finalidade de testes. Por utilizar a tecnologia da certificação digital em nuvem logo no seu início de implantação, o ITI poderá subsidiar toda a cadeia da ICP-Brasil a partir da sua experiência de uso, colaborando para aperfeiçoamentos e outras necessidades. Além do diretor-presidente, os diretores de Infraestrutura de Chaves Públicas e de Auditora, Fiscalização e Normalização, os assessores da presidência e os coordenadores-gerais são os demais servidores do ITI que utilizarão o NeoID.

Fonte: ITI.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário