mar 18, 2024

São Paulo, 11 de julho de 2019 – Na última sexta-feira (05/07), o 2º Integra Brasil Digital, organizado pela ANCert – Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital, reuniu em São Paulo mais de 200 participantes, entre empresários do ramo de Certificação Digital, advogados, estudantes e pesquisadores. O evento promoveu debates sobre a Certificação Digital no país, com relação à proteção de dados, à identificação dos cidadãos e novas aplicações.

A abertura do evento foi realizada pela Diretoria da ANCert que, representada pelo Presidente Renan Sousa, agradeceu a participação de todos e destacou a importância da Certificação Digital para alcançarmos um cenário de cidadania digital. “Que nós não sejamos apenas responsáveis por uma revolução tecnológica, mas que sejamos responsáveis por uma verdadeira revolução cidadã, de maior inclusão e participação popular na nossa Democracia”, destacou o presidente.

“A ANCert representa a ponta final da cadeia de confiança da ICP-Brasil, ou seja, quem de fato realiza a identificação dos titulares de certificados digitais e distribui os certificados emitidos pelas Autoridades Certificadoras”, disse o presidente Renan Sousa apresentando a associação aos convidados, antes de dar início à programação do dia.

Durante o evento, a ANCert também prestou uma homenagem a Júlio Cosentino, Cofundador e vice-presidente da Certisign, que faleceu em outubro do ano passado.

 

Governo Digital

Para dar início ao ciclo de palestras, Marcelo Buz, Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, apresentou as perspectivas da Certificação Digital no país, do ponto de vista do Governo. Buz destacou, ainda, o sucesso da parceria entre o Estado e a iniciativa privada, que compõe a cadeia de segurança da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

As iniciativas de Governo Digital da Prefeitura de São Paulo foram apresentadas por André Tomiatto, Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT/CGTIC.

Direito e Tecnologia

O debate sobre Identidade Digital e Blockchain reuniu o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Luís Carlos Vendramin Junior, o assessor especial da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Claudio Muniz Machado Cavalcanti, e a coordenadora do Near-Lab do Instituto Imobiliário do Brasil (IRIB), Adriana Unger.

Na abertura da mesa, Claudio Muniz Machado Cavalcanti, apresentou um panorama de como tem sido debatido o tema da identificação digital mundialmente. Em complemento a este debate, o presidente da Arpen/SP, Luís Carlos Vendramin Junior, apresentou um panorama do trabalho desenvolvido pelo Registro Civil no âmbito da segurança da operação da certificação digital. Por fim, Adriana Unger, falou sobre a tecnologia blockchain dentro do registro de imóveis, destacando um comparativo entre o registro de documentos e registro de direitos.

 

Segurança da Informação e Proteção de dados

O painel sobre Segurança da Informação e Proteção de Dados reuniu pontos de vista político, social, jurídico e técnico. Dando início ao painel, Professor e membro do Comitê Gestor da Internet Sérgio Amadeu apresentou um panorama global de segurança da informação. O viés tecnológico da proteção de dados foi introduzido por Rodolfo Avelino, especialista em segurança da informação.

A mestre em Ciências Humanas e Sociais, Joyce Souza, trouxe para o painel o tema de privacidade, violação e proteção dos dados pessoais, com destaque para as farmácias e o mercado segurador. Em complemento, o advogado e doutor em Relações Sociais Ruy Coppola expos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e suas aplicações.

 

Inteligência artificial e IoT

A Internet das Coisas foi introduzida no painel por Aderlei Filho, engenheiro de software com experiência em computação móvel, internet das coisas e sistemas distribuídos. Em complemento, Rafael Sandroni, Especialista em Inteligência Artificial e proprietário da Grana Personal Finance, trouxe para o debate as técnicas e abordagens de Inteligência Artificial nos dias de hoje.

A Especialista em Análise e Integração de Sistemas e pesquisadora independente de IA, Carla Oliveira, apresentou aos participantes do evento o que é Inteligência Artifical e os seus subcampos.

 

Cybersecurity

A advogada Maria Clara Ganacin destacou, em seu painel sobre Cybersecurity, a Lei Geral de Proteção de Dados, a Lei Carolina Dieckmann e o Marco Civil da Internet.

Maria Clara é uma das autoridades mais respeitadas na área de propriedade intelectual sendo membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual. (ABPI)

 

Novas aplicabilidades da assinatura digital

Para finalizar o evento, as Autoridades Certificadoras que já lançaram certificado digital em nuvem apresentaram suas perspectivas sobre novas aplicações para a Certificação Digital. Participaram deste debate o representante da Certisign, Leonardo Gonçalves, representante da AC SERPRO, Ronald Araújo e representante da AC Soluti, Júlio Mendes.

 

 

O 2º Integra Brasil Digital contou com o patrocínio das empresas na modalidade ouro – CERTISIGN, SERASA e SOLUTI, modalidade prata – AC VALID e, modalidade bronze – AC BR, AC FENACOR, AC FENACON e ID SEGUROS.