mar 19, 2024

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI lança nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, nova versão da ferramenta de acompanhamento do processo e das fases do fluxo de credenciamento na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil. O objetivo é dar ainda mais transparência ao processo de credenciamento das empresas candidatas a ingressar na infraestrutura e explicar de forma detalhada as etapas que compõem o credenciamento das diferentes autoridades da hierarquia de confiança. O aplicativo pode ser acessado pelo botão “Credenciamento” em destaque no site do ITI ou pelo link: https://fila.iti.gov.br/#/ .

“Esta é mais uma entrega desta gestão do ITI para modernizar, dar transparência e agilidade no processo de credenciamento dos entes da ICP-Brasil”, anunciou o diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz.

Nesta nova ferramenta poderá ser acompanhada a fila de credenciamentos de empresas candidatas a Autoridades Certificadoras – ACs, Autoridades de Registro – ARs, Autoridades de Carimbo de Tempo – ACTs e Prestadores de Serviço de Confiança – PSCs. A estrutura está dividida em duas abas, “Atendimento” e “Pendências”, e apresenta a lista de acordo com o número do processo. Para as ARs está disponível a informação da quantidade de dias em que o processo encontra-se em determinada etapa.

Outra novidade para o usuário é o botão “Ajuda”, que disponibiliza os fluxos simplificado (tela de abertura) e completo (link abaixo da imagem) de cada etapa do credenciamento. Nesta página também são encontradas explicações objetivas sobre as etapas de cada um dos perfis das entidades da infraestrutura. O item Ajuda está disponível pelo menu lateral à esquerda da tela ou no canto superior direito da página. Ao acessar pela segunda opção, a ferramenta abrirá o menu correspondente ao mesmo tipo de entidade cuja fila está aberta na tela do usuário.

fila1

 Fluxo simplificado do credenciamento de ACs, ACTs e PSCs.

Na primeira versão da ferramenta online, lançada em dezembro passado, apenas estava disponível a informação sobre a fila das ARs, que, segundo a diretora de Auditoria, Fiscalização e Normalização, Ângela Maria de Oliveira, representam o maior volume de pedidos de credenciamento.

“Com esta nova versão do ambiente de acompanhamento de credenciamento estamos dando ainda mais transparência aos processos e disponibilizando informações adicionais e detalhadas do fluxo completo para cada uma das entidades da ICP-Brasil. Pelo canal de acompanhamento pretendemos atender os principais pleitos dos candidatos”, declarou Oliveira.

fila2
Fluxo simplificado do credenciamento de ARs.

 

Fonte: I.T.I.

0 Comentários

Deixe um Comentário