mar 18, 2024

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) participou na manhã da última sexta-feira, 1º de abril de 2022, do Workshop organizado pelo Banco Mundial com o Governo de Moçambique para apresentação da experiência brasileira em relação à Plataforma gov.br e Assinaturas Eletrônicas.

Na ocasião, representando o Instituto, o Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho apresentou a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), detalhou sua composição, funcionamento e números. Coelho apresentou ainda os serviços providos pelo ITI à Plataforma gov.br para a realização de assinaturas eletrônicas avançadas pelos cidadãos brasileiros.

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD), foi representada pelo Diretor de Serviços Públicos Digitais, Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Júnior, que apresentou a Plataforma gov.br, a estratégia e as ações de transformação digital que norteiam o governo federal brasileiro na busca pela ampliação de serviços públicos digitais focados no cidadão.

Já a Secretaria Especial de Modernização do Estado da Presidência da República (SEME), esteve representada pelo Diretor Alexandre Antônio Urioste Vasconcellos e pelo Secretário-Executivo da Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão, Eduardo Magalhães de Lacerda Filho, que apresentou o Serviço de Identificação do Cidadão e a nova identidade civil nacional, tanto o modelo físico, quanto o modelo digital, este último a ser disponibilizado no aplicativo gov.br.

Pelo Governo de Moçambique, dentre outros representantes, participou o Diretor do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (INTIC), Lourino Chemane, que apresentou o papel do Instituto e o estado atual da regulamentação de serviços públicos e assinaturas eletrônicas em Moçambique.

O workshop virtual, organizado pelo Banco Mundial, contou ainda com a participação do consultor Cláudio Muniz Machado Cavalcanti e do gerente do projeto EDGE (Economia Digital e Governo Eletrónico), Tiago Peixoto.

Saiba mais

A troca de experiências objetiva apoiar o movimento de Moçambique na direção do provimento de serviços públicos digitais e identidades digitais seguras aos seus cidadãos.

Espera-se que uma comitiva do Governo de Moçambique venha em missão ao Brasil na segunda quinzena deste mês de abril para visitas institucionais e aprofundamento dos temas e discussões realizadas durante o Workshop.

Fonte: ITI

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe um Comentário