mar 19, 2024

Na última terça, 28, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, realizou a cerimônia de credenciamento de uma AC que teve seu pedido de aprovação de DPCs deferido e, com isso, torna-se a primeira AC privada nas cadeias V10 e V11, e conquista os Certificados SSL EV (Secure Socket Layer – Extended Validation) e SSL CODESIGNING. “Os certificados propiciam que após a emissão dos respectivos tipos para usuários finais, AC Raíz, possam executar a segunda etapa da auditoria Webtrust, denominada Period of Time, para a obtenção destes novos selos de conformidade”, destaca José Rodrigues Gonçalves, Coordenador Geral de Segurança da Informação do ITI.

O Certificado SSL é um padrão global em tecnologia de segurança, que cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros. Isso permite que os dados sejam transferidos sem serem descobertos por terceiros.

O Selo Webtrust baseline foi uma importante conquista do ITI, emitido há menos de um mês, e traz o reconhecimento de seus certificados em todo o mundo. Segundo o assessor especial do ITI , Eduardo Lacerda, “a emissão do mais alto nível de selo Webtrust, o SSL EV, ajudará ainda mais a ICP-Brasil no seu processo de reconhecimento dos códigos”.

O sucesso da ação de credenciamento se deve ao trabalho conjunto, que mesmo no período de quarentena direcionaram todo o time técnico para a execução dos processos. “A emissão dos certificados SSL EV e Codesigning, mais a obtenção do Selo Webtrust, são extremamente representativos para a ICP – Brasil, e a colocam no mais alto nível de integridade de navegação digital. Este é mais um passo importante para a digitalização do País, atribuindo ainda mais confiabilidade aos meios digitais”, finaliza José Camilo Nagano, Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI.

Fonte: ITI

0 Comentários

Deixe um Comentário