mar 18, 2024

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) participou nesta sexta-feira, 26 de novembro, do Seminário Uruguai CiberSeguro 2021, promovido pela Agência de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação e do Conhecimento da República Oriental do Uruguai (Agesic).

No último dia de evento, o Brasil foi representado pelo ITI no painel: Desafíos para el uso de la Firma Digital en la región. A mesa  contou também com a presença dos outros representantes do Mercosul – Argentina, Uruguai e Paraguai, da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (Rede Gealc) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na ocasião, cada país pode apresentar e trocar ideias e possíveis soluções para que a assinatura digital seja reconhecida e utilizada nas regiões.

O Diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, e o Assessor Especial, Ruy Ramos apresentaram um panorama do que é a ICP-Brasil e o papel do Instituto dentro desse contexto.

Para Fortner, “a digitalização de serviços, associado ao intercâmbio de documentos eletrônicos, requer elementos de segurança que garantam a integridade e autenticidade de documentos assinados. O Acordo do Mercosul amplia a possibilidade de uma integração digital plena, não só entre os países membros, mas para todos os países da região. Avançamos na pauta de apoiar a implementação do acordo e promover ações com demais países e organismos como a Rede GEALC e ALADI”, conclui.

Realizado pelo segundo ano, o Seminário realizado de 22 a 26 de novembro, teve como objetivo trabalhar os maiores desafios enfrentados mundialmente no campo digital, buscando: fortalecer o ecossistema nacional de cibersegurança, gerar comunidades de prática, implementar um quadro nacional de cibersegurança, serviços de identidade e assinatura digital.

Fonte: https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/noticias/indice-de-noticias/iti-representa-o-brasil-em-evento-internacional-realizado-pela-agesic

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe um Comentário