mar 19, 2024

A Adobe atualizou a Lista de Confiança Aprovada da Adobe (AATL) com a inclusão das políticas de certificado das Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil credenciadas até abril de 2022.

Em 2015, o acordo assinado entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Adobe incluiu a cadeia V2 da ICP-Brasil na lista da empresa e em 2019, com atualização dos termos do acordo, foi incluída a cadeia V5. Completam essa configuração de segurança as restrições de políticas de certificado (OID das Políticas de Certificado A3 e A4), que foram atualizadas agora.

Na prática, os programas da Adobe, em especial o Acrobat Reader, acessam um serviço online e, periodicamente, baixam a lista de certificados digitais das Autoridades Certificadoras (ACs) e as restrições de políticas de certificado, permitindo que as assinaturas que contenham como raiz a ICP-Brasil sejam reconhecidas automaticamente.

O Acordo AATL, assinado entre o ITI e a Adobe, permite que os documentos que possuam certificados ICP-Brasil do tipo A3 e A4 possam ser reconhecidos e verificados por meio do Acrobat Reader.

Segundo a Adobe, a AATL é o maior serviço confiável para documentos eletrônicos no mundo e permite que milhões de usuários criem assinaturas digitais que contam com um voto de confiança sempre que o documento assinado for aberto nos softwares da Adobe.

Contudo se o usuário preferir fazer a atualização manualmente do Adobe Reader é necessário executar os seguintes passos:

Selecione a opção “Editar” > “Preferências” (Windows), ou “Acrobat/Reader” > “Preferências” (Mac).

Selecione Gerenciador Confiança da lista de Categorias no diálogo de preferências.

Clique no botão “Atualizar agora” na seção “Atualizações automáticas da Adobe Approved Trust List (AATL)

Entenda

Lista de confiança aprovada da Adobe é um programa que permite que milhões de usuários em todo o mundo criem assinaturas digitais que contam com um voto de confiança sempre que o documento assinado for aberto no software Adobe® Acrobat® ou Reader®. Basicamente, o Acrobat e o Reader foram programados para acessar uma página da Web para baixar periodicamente uma lista de certificados digitais confiáveis “raiz”. Qualquer assinatura digital criada com uma credencial que possa seguir uma relação (“cadeia”) de volta aos certificados de alta confiança nesta lista é confiável pelo Acrobat e pelo Reader.

Fonte: ITI

Com informações Adobe.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe um Comentário