mar 19, 2024

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI recebeu nesta quinta-feira, 9 de janeiro, a visita do Encarregado Interino de Negócios dos Estados Unidos da América no Brasil, William Popp, que está à frente da Embaixada desde 2018. Em reunião com a diretoria do Instituto, os representantes da Embaixada conheceram a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e a estrutura tecnológica da Autoridade Certificadora Raiz, operada pelo ITI.

O objetivo do encontro foi o de aproximar a ICP-Brasil das infraestruturas americanas de identificação digital e iniciar um processo de colaboração para o desenvolvimento das futuras tecnologias de criptografia.

O diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz, recepcionou Popp e demais membros da comitiva e apresentou a ICP-Brasil a partir de seus usos em diversas aplicações nacionais como as que permitem a tramitação dos processos no Poder Judiciário e a emissão das notas ficais eletrônicas.

“A indústria da certificação digital se destaca no mercado brasileiro com um crescimento de cerca de 25% no último ano. O certificado ICP-Brasil é sinônimo de segurança digital, pois hoje temos um cenário de ameaças que ultrapassou o ambiente analógico e permeia as transações on-line”, declarou.

Popp corroborou da importância da segurança digital frente às ameaças do cenário atual e elogiou a atuação do ITI como uma sofisticada tecnologia na agenda de desenvolvimento do presidente Jair Bolsonaro.

A comitiva dos Estados Unidos também visitou a Sala Cofre, um dos ambientes mais seguros do país, formado por cofre com proteção eletromagnética, física e contra fogo, assegurando as chaves privadas que assinam os Certificados Digitais emitidos pela ICP-Brasil.

O Encarregado de Negócios dos EUA agradeceu o convite e se colocou como parceiro para a discussão de uma agenda para o desenvolvimento das relações digitais com segurança e interoperabilidade dos padrões de certificação digital entre os países.

Ainda estiverem presentes na visita técnica ao ITI o Oficial da Seção Comercial da Embaixada, Joshua Startup, e a Oficial da Seção Econômica da Embaixada, Maritza Navarrete. Pelo ITI, os diretores Ângela de Oliveira e Eduardo Lacerda, e o assessor especial André Serpa também acompanharam a agenda.

 

Fonte: I.T.I.

0 Comentários

Deixe um Comentário