mar 19, 2024

O formato eletrônico da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a ser emitido nesta quinta-feira (22) no estado de São Paulo.

Segundo do Detran-SP, o documento digital, que fica armazeando no smartphone, não terá custo algum para quem tem a habilitação com o QR-Code, que passou a ser emitida em maio de 2017.

Além disso, a carteira precisa estar na validade e não ter bloqueios, como suspensões. Quem ainda não tem o QR-Code na CNH precisará pedir uma segunda via, que custa R$ 42,41.

Se o documento estiver vencido ou perto de vencer, o motorista deve fazer a renovação para pedir a versão digital, já que ela tem o mesmo prazo de validade do papel.

Quem já tem um certificado digital como o e-CPF pode fazer tudo pelo smartphone, mas quem não possui precisa ir a um posto de atendimento do Detran para fazer o cadastro presencial e posteriormente baixar a habilitação eletrônica.

A CNH digital tem o mesmo valor jurídico da versão em papel e foi lançada primeiro em Goiás, em outubro do ano passado. Todos os estados são obrigado a oferecer o documento até 1º de julho de 2018.

Envio grátis da CNH impressa

O Detran-SP ainda prometeu acabar com a cobrança de R$ 11 para envio da CNH impressa pelos Correios. A previsão é de que a gratuidade comece em 30 dias.

Fonte: G1.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário