jun 15, 2021

Quem somos

 

Fundada em 2011, a ANCert visa representar as Autoridades de Certificação nos diversos fóruns de discussão, proposições e formulação de políticas e regulamentos, notadamente o Comitê Gestor da ICP-Brasil, as Comissões de Ciência e Tecnologia das duas casas do Congresso Nacional e o Conselho Nacional de Justiça – CNJ sobre a atividade de certificação digital no país.

Ao longo desta última década, as Autoridades de Certificação Digital testemunharam profundas mudanças sociais, econômicas e políticas do País, marcadas pela consolidação da aplicação e uso de documentos eletrônicos pelo Poder Público, a exemplo das declarações de imposto de renda pela Internet, o sistema público de escrituração digital, o processo judicial eletrônico, as urnas eletrônicas e a modernização dos serviços notariais e de registro.

Nesse período as práticas de certificação digital e uso do documento eletrônico alcançaram níveis de confiabilidade e segurança dignos de figurarem como referência mundial.

Esse nível de excelência foi alcançado graças ao empenho e atuação exemplar de todos os entes que compõem cadeia de produção da certificação digital, especialmente das Autoridades de Certificação Digital – Autoridades de Registro.


Estatuto Social

 

Estatuto de 13 de maio de 2015 da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital.

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Missão

 

Consolidar a importância das Autoridades de Certificação Digital principalmente da garantia de autenticidade dos documentos eletrônicos por intermédio da assinatura eletrônica.

A ANCert tem o compromisso de incentivar a Certificação Digital em todos os segmentos visando a desburocratização, rapidez e segurança em todas as transações eletrônicas.


Visão

 

Um sistema nacional de certificação digital saudável, ético, seguro e eficiente é condição essencial para o desenvolvimento econômico e social do País e para garantia de preservação dos documentos eletrônicos para as gerações futuras.