mar 19, 2024

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, e o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid, Célio Ribeiro, participaram de reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, nesta terça-feira, 15 de outubro.

Na pauta, a necessidade de modernização dos modelos de documentos de identificação em formato digital com os padrões seguros da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil.

Para Buz, o momento de transformação digital no qual o Brasil está inserido demanda uma solução conjunta para regulamentar os padrões oficiais dos documentos de identificação brasileiros com sua devida versão digital e com plena interoperabilidade.

“Os documentos derivados dos documentos físicos atuais precisam ter a segurança necessária e o reconhecimento por todas as Instituições que compõem o sistema de identificação brasileiro e internacional. Chegaremos a um momento no qual os documentos serão digitizados desde o princípio e, num futuro próximo, será preciso preservar os atributos de segurança que enderecem o reconhecimento e aceite dos documentos brasileiros por outros países também”, defendeu.

Na visão de Ribeiro, o Governo demonstra interesse “em corrigir graves falhas ocorridas em governos passados, nos quais o sistema de identificação perdeu legitimidade. Temos agora, de forma responsável e legitima, a oportunidade de corrigir abandonos e absurdos inseridos no contexto da identificação”.

0 Comentários

Deixe um Comentário