mar 19, 2024

O diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Egon Schaden Júnior, participou na manhã desta terça-feira, 31 de janeiro, de audiência pública sobre o Sistema Eletrônico de Registros Públicos – SERP, promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça. O evento foi realizado presencialmente, em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

Em sua apresentação, Schaden falou sobre a importância do uso adequado das assinaturas eletrônicas para assegurar a validade jurídica e segurança tecnológica dos atos praticados no SERP. O diretor-executivo da ANCD afirmou que para determinados atos, o uso das assinaturas eletrônicas qualificadas, realizadas com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, é fundamental para garantia da preservação em longo prazo dos documentos e assinaturas digitais.

Schaden detalhou ainda que além do ciclo de uso, experiência do usuário no ato da assinatura do documento, as assinaturas qualificadas também proporcionam um seguro ciclo de vida aos documentos digitais. “Documentos assinados com emprego de assinaturas qualificadas possuem evidências associadas robustas para garantir os atributos de validade jurídica, integridade, autenticidade, rastreabilidade, confidencialidade e interoperabilidade, este último garante que o documento e a assinatura podem ter suas validades verificadas sem a necessidade de softwares proprietários”, explicou Schaden.

Após a audiência pública, o diretor-executivo da ANCD parabenizou o CNJ pela realização do debate. “A abertura do espaço da audiência pública para debates amplos e democráticos sobre a regulamentação do SERP demonstra que o CNJ reconhece a sensibilidade e importância do tema para sociedade brasileira. Ficamos muito felizes em contribuir com a nossa perspectiva sobre o assunto e seguimos dispostos a colaborar sempre que possível apontando caminhos que valorizem a segurança digital e o uso adequado das assinaturas eletrônicas”.

Confira a participação do diretor-executivo da ANCD na íntegra:
Youtube

Fonte: ANCD

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe um Comentário