mar 19, 2024

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) disponibilizou ontem, 13 de fevereiro, a nova atualização do VALIDAR, serviço de validação de assinaturas eletrônicas.

*Atenção: Com a atualização, a partir de 06 de março, os serviços disponíveis nos portais: https://verificador.iti.gov.br e https://assinaturadigital.iti.gov.br serão desativados. As URLs serão redirecionadas para o VALIDAR.*

A versão atualizada oferece uma série de melhorias na prestação do serviço, entre elas está a possibilidade de validação de documentos cujas assinaturas sejam destacadas (anexadas). Até então só era possível validar documentos com assinaturas incluídas no próprio documento.

Outra nova funcionalidade incluída no serviço é a disponibilização de novos dados dos profissionais de saúde, cujos conselhos de classe já disponham de regulamentação sobre assinatura digital. Antes da mudança apenas o nome do assinante era informado.

Confira os dados dos profissionais disponibilizados pelo VALIDAR:

Nome do profissional;

Nome do Conselho de Classe;

Número de Registro no Conselho de Classe;

Unidade Federativa (UF).

A nova atualização traz ainda duas outras novidades: a adição de uma página dedicada ao canal de comunicação oficial, o Fala.br e a utilização de cookies para análise anônima dos dados de navegação.

Informes aos desenvolvedores

Além das novas funcionalidades, o ITI divulga seus primeiros informes direcionados exclusivamente aos desenvolvedores. Tratam-se de informações relevantes para esses profissionais. Os informes tratam sobre QR Code e a respeito do recurso Modification Detection and Prevention (DocMDP) em documentos PDF.

As novidades reforçam o compromisso do Instituto com a transformação digital, tornando os serviços cada vez mais acessíveis, seguros e transparentes à população.

Fique por dentro das atualizações do VALIDAR, clique aqui.

Fonte: ITI

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe um Comentário