mar 19, 2024

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) começou a ser disponibilizada, em Brasília. O documento eletrônico tem o mesmo valor legal do certificado impresso, cuja emissão continua sendo  obrigatória.

Anunciado pela primeira vez em dezembro do ano passado, o CRLVe será adotado pelo Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado gradualmente, começando pelo Distrito Federal. Até o fim deste ano, todo o País deve oferecer o recurso como alternativa para motoristas.

Segundo o Ministério das Cidades, o documento não terá custos no Distrito Federal. Mas cabe a cada Detran decidir se cobrará ou não uma taxa adicional pelo CRLV digital.

Como funciona
O documento ficará disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, cujo download é gratuito. O aplicativo já está disponível para download em aparelhos Android e deve ser liberado para aparelhos iOS ainda nesta semana. Vale ressaltar que quem tem o aplicativo da CNH Digital não precisa baixar o novo, apenas atualizá-lo.

Na plataforma, também será possível acessar a carteira de habilitação digital (CNH-e) e o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

Assim como a CNH digital, o CRLVe contém todas as informações do documento impresso e um QR code. A nova versão também permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital, que tem validade de documento autenticado.

O CRLVe, entretanto, só será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, bem como o pagamento do DPVAT, informou o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) manterá uma lista com os estados que aderirem a nova versão digital do CRLV.

Fonte: IDGNOW.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário