mar 19, 2024

Teve início na noite desta terça-feira, 3, em Brasília, o 16º CertForum – Fórum de Certificação Digital. O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Gastão José de Oliveira Ramos, como anfitrião do evento, foi o primeiro a discursar durante a mesa solene de abertura, que contou com representantes do Governo e de associações do setor privado. A certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil foi celebrada por todos os presentes, que destacaram sua constante evolução.

O diretor-presidente do ITI iniciou o evento dando boas-vindas a todos os presentes e destacando os avanços realizados pela atual gestão do ITI. “Há um ano e dois meses recebíamos do Presidente da República a missão de conduzir o ITI. Desde então, todos os nossos esforços concentraram-se em bem servir o Brasil neste desafio tão difícil e igualmente tão honroso”.

Ramos também enalteceu o atual momento de modernização e desburocratização do Estado, quando serviços deixam de ser analógicos e passam a ser totalmente digitais. “O maior objetivo do ITI enquanto entidade de Governo é fazer com que o Certificado Digital ICP-Brasil esteja nas mãos de todos os brasileiros, para que estes possam realizar atos da vida civil por meio da internet, com segurança tecnológica, validade jurídica e o não repúdio garantido pela certificação digital ICP-Brasil. Para isso, o governo brasileiro vem trabalhado para ofertar cada vez mais serviços práticos e eficientes para a população, promovendo economia e desburocratização dos seus trâmites”.

Em seguida, o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal – Sindesei/DF Marco Túlio Chaparro apontou a importância do desenvolvimento tecnológico e o crescimento do setor de informática, importante para a econômia do país. Para Chaparro, o fato do CertForum chegar a sua 16º edição “demonstra o sucesso da certificação digital e sua aceitação por toda a sociedade brasileira”.

Na sequência, o presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID Célio Ribeiro aproveitou a oportunidade para lembrar da importância do desenvolvimento de uma identidade digital segura no Brasil. Ribeiro também falou da ICP-Brasil enquanto projeto nacional, uma tecnologia que surgiu em 2001, passou por cinco governos diferentes, e se manteve por sua importância e pela seriedade das entidades envolvidas no setor.

Encerrando a solenidade, o secretário-executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República Antônio José Barreto enalteceu a solidez da ICP-Brasil e a participação da Pasta neste cenário da certificação digital. “A Casa Civil tem trabalhado para auxiliar da melhor forma o setor da certificação digital. Nossa ideia sempre foi a de expandir e baratear o certificado, garantindo o sucesso do setor e o acesso à tecnologia por todos”, afirmou Barreto.

Fonte: ITI.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário