mar 18, 2024

O Hospital São José, em Criciúma-SC, implantou recentemente em seu laboratório de análises clínicas o uso do certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. O certificado ICP-Brasil é utilizado para assinatura dos laudos emitidos, garantindo a segurança e a autenticidade dos mesmos.

Com a novidade, os laudos de exames de ecocardiograma e eletroencefalograma já não precisam ser impressos e armazenados fisicamente no Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico – SAME do hospital, sendo assinados digitalmente e armazenados em meio eletrônico.

De acordo com a gerente de TI do Hospital, Andreia Pisoni,“o objetivo do processo é a segurança do paciente, que com a certificação digital garante legitimidade e confiança dos dados. O grande benefício é que agora não haverá mais acúmulo do papel, pois não teremos mais impressão, nem arquivamento dos mesmos”, explica Andreia. O objetivo é que todos os setores do Hospital São José passem a utilizar a certificação digital até o final deste ano.

A assinatura digital de laudos laboratoriais com uso do certificado ICP-Brasil foi normatizada por meio da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 30/2015. A regulamentação determina que laboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial devem garantir a autenticidade e a integridade do laudo emitido, para tanto a assinatura do profissional que o liberou deve ser manuscrita ou em formato digital, com utilização de processo de certificação na forma disciplinada pela Medida Provisória n.º 2.200-2/2001.

 

fonte: http://iti.gov.br/component/content/article?id=2183

 

0 Comentários

Deixe um Comentário