mar 19, 2024

A segunda unidade do relógio de césio, que marca com alta precisão a oscilação do tempo, foi instalada na Entidade de Auditoria do Tempo – EAT da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. A inclusão de mais um equipamento proporcionará o aprimoramento tecnológico e a integração da EAT ICP-Brasil à rede do Tempo Coordenado Universal – UTC, tornando o serviço internacionalmente reconhecido.

O equipamento está sendo programado pela equipe técnica da Coordenação-Geral de Operações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e entrará em funcionamento ainda esta semana, gerando uma escala de tempo rastreável e auditável com ainda mais precisão, escalabilidade, disponibilidade e segurança.

“O relógio de césio é extremamente preciso. A partir da sua instalação, a ICP-Brasil passa a ser uma das principais referências de tempo no mundo. Vamos integrar a UTC em mais um avanço do nosso governo para uma Infraestrutura de Chaves Públicas mais moderna para o Brasil”, enfatizou o diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz.

A EAT possibilita o pleno funcionamento da Rede de Carimbo de Tempo – RCT da ICP-Brasil, tecnologia que atesta a data e a hora exatas em que um documento foi criado ou recebeu a assinatura digital, ou seja, um carimbo do tempo aplicado a um documento eletrônico é uma evidência que ele foi criado antes da data registrada. Os carimbos do tempo são emitidos pelas Autoridades de Carimbo do Tempo, cujas operações são devidamente documentadas e periodicamente auditadas pela EAT.

Além de constar do carimbo do tempo emitido pelas entidades credenciadas pela ICP-Brasil, o tempo e frequência são utilizados, por exemplo, na área de telecomunicações, no mercado financeiro (para garantir precedência na negociação de ações em transações de alta frequência). A precisão no registro de data e a hora na emissão de um documento eletrônico é de relevante estratégia em termos geopolíticos.

Para promover as adequações necessárias e adquirir o reconhecimento internacional, o ITI terá apoio do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. As instituições assinaram Acordo de Cooperação, em 2018, para possibilitar a ação conjunta.

Oscilador de alta precisão

Desde 1967 o BIPM (Bureau international des poids et mesures – Escritório Internacional de Pesos e Medidas, órgão mundial responsável pelas definições de grandezas físicas e metrologia) define o segundo com base na medição de osciladores de alta precisão, como: “a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.” O oscilador de alta precisão é a fonte primária de frequência mais usada mundialmente por possuir estabilidade e precisão suficientes para ser utilizada como uma fonte confiável de tempo de longa duração.

 

WhatsApp Image 2019 08 29 at 11.58.01
O diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz, e o coordenador-geral de Operações, André Caricatti, recebem o relógio de césio.

 

Fonte: ITI

0 Comentários

Deixe um Comentário