mar 19, 2024

Certificação Digital garante segurança do PIX, que teve início do cadastro no último dia 5 de outubro. O PIX, sistema de pagamentos do Banco Central (Bacen) promete uma verdadeira revolução na forma de realizar transações bancárias no Brasil. E a Certificação Digital é um elemento importantíssimo para garantir sua segurança e a confiabilidade.

Quando entrou em funcionamento, em novembro, o PIX permitiu a transferências eletrônicas 24 horas por dia, sete dias por semana. Utilizando sistemas de QRCode ou as chamadas chaves de endereçamento (CPF/CNPJ, e-mail ou número de celular de cada usuário). No antigo sistema, são usados os DOCs e as TEDs, bem mais limitados que o PIX. Que permitiu que as transferências sejam realizadas em no máximo 10 segundos (contra duas horas para uma TED, por exemplo). Outra vantagem é o uso de apenas um dado para realizar cada transferência: a já mencionada chave de endereçamento. Nos DOCs e nas TEDs, são necessários número da conta bancária, da agência, nome do recebedor e CPF ou do CNPJ do beneficiário.

Com a gradual adoção do sistema por mais players de mercado, como concessionárias de serviços como saneamento e energia (que poderão usar a tecnologia para cobrança de contas), as possibilidades do PIX são inúmeras.

Uso da Certificação Digital

Em suma, o documento “Especificações técnicas e de negócio do ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro”, desenvolvido pelo Banco Central tendo como foco os requisitos de segurança do PIX, deixa claro que , “tanto para autenticação e criptografia da conexão com as APIs do PIX como para assinatura digital das mensagens, devem ser utilizados certificados digitais ICP-Brasil”. De acordo com essas orientações, tanto o próprio Bacen quanto as instituições financeiras participantes deverão utilizar Certificados Digitais.

Por fim, já utilizada há quase duas décadas em diversas iniciativas dos setores público e privado, a Certificação Digital comprova mais uma vez, sua importância na garantia da segurança, praticidade e validade jurídica de todo tipo de operação. Para mais informações, acesse https://serasa.certificadodigital.com.br/.

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe um Comentário