mar 19, 2024

Itaúna e mais treze municípios do Centro-Oeste de Minas terão o novo modelo de urna eletrônica nas Eleições 2022, em outubro. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o modelo UE2020 tem layout diferente, é mais rápida e ainda mais segura.

Além de Itaúna, outras treze cidades da região terão o equipamento, são elas: Arcos, Bambuí, Bom Despacho, Candeia, Cláudio, Divinópolis, Itapecerica, Lagoa da Prata, Nova Serrana, Oliveira, Pitangui, Pompéu e Santo Antônio do Monte. Segundo o TRE-MG a lista de municípios pode sofrer alteração.

O TRE-MG ressaltou que a definição dos municípios levou em conta a logística de distribuição dos equipamentos e a proximidade da sede do tribunal, o que possibilita um suporte mais rápido às zonas eleitorais.

Características

O TRE-MG detalha que a urna eletrônica modelo UE2020 tem um visual ligeiramente diferente dos modelos anteriores. O teclado fica abaixo da tela, e não mais ao lado. A tela tem mais qualidade de vídeo e melhora a visualização de informações e fotos.

O terminal do mesário não tem mais teclado físico. Na nova urna, ele tem tela sensível ao toque (touchscreen), como em smartphones.

Na nova urna o processador é 18 vezes mais rápido que o modelo anterior, com duração da bateria por toda a vida útil da urna (10 a 12 anos), reduzindo os custos de manutenção.

O modelo UE2020 conta ainda com algoritmo criptográfico mais atualizado, além da certificação pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil), o que significa que um laboratório certificado pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas (Inmetro) fez uma avaliação do programa embarcado e do código-fonte e verificou que eles atendem plenamente aos requisitos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que define as regras da ICP-Brasil.

Acessibilidade

O TRE ressalta ainda que a urna nova e os modelos anteriores terão novidades para facilitar o voto das pessoas que têm deficiência auditiva ou visual: uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) indica o cargo que estão em votação em cada etapa.

Além das melhorias na qualidade geral do áudio, agora são falados os nomes de vices e suplentes; é possível ainda cadastrar um nome fonético, o que significa escrever o nome do jeito que ele é falado. Assim, o software não erra e fala o nome dos candidatos e das candidatas corretamente.

Fabricação

A urna modelo UE2020 é fabricada pela Positivo Tecnologia, que venceu licitação homologada em 2020. Todas as fases de produção dos equipamentos, realizadas em fábricas em Manaus (AM) e Ilheús (BA), são acompanhadas de perto pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral (Cotel) da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O que não muda

Apesar das novidades, várias características da urna e do sistema eletrônico de votação, já disponíveis anteriormente, foram mantidas para garantir a segurança do processo eleitoral.

As urnas eletrônicas não se conectam a nenhum tipo de rede, internet ou bluetooth;

Uso do que há de mais moderno em termos de criptografia, assinatura e resumo digitais, garantindo que somente o sistema e programas desenvolvidos pelo TSE e certificados pela Justiça Eleitoral (JE) sejam executados nos equipamentos;

Possibilidade de auditoria das urnas, antes, durante e após a votação, pelos partidos e instituições fiscalizadoras que integram a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e pela sociedade em geral;

Impressão da zerésima (comprovante que mostra que, no início da votação, não há voto registrado na urna para nenhuma candidatura)

Emissão dos Boletins de Urna (BUs) logo após o término da votação, com a distribuição de cópias aos partidos e a afixação do BU em cada seção eleitoral para quem quiser comparar com os dados divulgados no Portal do TSE;

As urnas continuam contando com o Registro Digital do Voto (RDV). Nele, as informações sobre os votos são embaralhadas em uma tabela que assegura o sigilo da votação.

As informações completas sobre o novo modelo de urna estão disponíveis on-line.

Fonte: SantanaFM

Imagem: Novo modelo de urna deve ser usado em 14 municípios do Centro-Oeste – Foto Arquivo Divulgação

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe um Comentário