mar 19, 2024

Foi publicado no Diário Oficial da União – DOU de ontem, 29, a Portaria nº 37 do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, que cria a Comissão Permanente de Assuntos Internacionais – CPAI no âmbito da autarquia. A ação tem o objetivo de centralizar as ações do ITI voltadas para o contato com outros países, tornando assim os processos mais ágeis e objetivos.

A CPAI será coordenada pelo Diretor-Presidente do ITI Gastão Ramos e composta pelos diretores de Infraestrutura de Chaves Públicas – DINFRA Waldeck Araújo Junior e de Auditoria, Fiscalização e Normalização – DAFN Rafaelo Abritta, que deverão indicar um representante de suas respectivas áreas para prestarem assessoria técnica na condução dos trabalhos.

“Tradicionalmente, o ITI compartilha conhecimentos e auxilia outras nações no desenvolvimento de suas Infraestruturas de Chaves Públicas, conhecidas como PKI. Vislumbramos, entre outras possibilidades, o reconhecimento mútuo de assinaturas digitais, para que os certificados brasileiros sejam admitidos em outras nações e os nelas emitidos tenham validade técnica e jurídica no Brasil. Além disso, nosso sistema nacional de certificação digital é internacionalmente reconhecido, haja vista a honrosa menção no Senado Americano quando a ICP-Brasil foi apontada como potencial modelo a ser seguido pelos Estados Unidos. É muito importante que tenhamos um grupo que acompanhe nossas relações com outros países”, afirmou Ramos.

Fonte: ITI.

Tags:

0 Comentários

Deixe um Comentário