mar 19, 2024

AIdentidade digital – eID é um tema que tem estado na ordem do dia, não só no Brasil, mas em todo o mundo, e a sua necessidade foi acelerada pela pandemia, pois a relação entre Estados, Cidadãos e Empresas passou a ser cada vez mais digital e para isso é essencial uma identidade eletrônica confiável.

A identificação dos cidadãos é uma competência dos Estados soberanos – na sua forma tradicional através de documentos físicos em papel/plástico ou, normalmente de forma complementar, em formato eletrônico.

Na Europa a generalidade dos Estados membros oferece aos seus cidadãos documentos de identificação que muitas das vezes incluem um chip eletrônico que guarda entre outros dados, uma credencial eletrônica, designada de Certificado Digital Qualificado e que permite ao cidadão identificar-se on-line e assinar documentos eletrônicos.

Em alguns Estados, essa credencial eletrônica (Certificado Digital Qualificado) pode ser gerida de forma centralizada, também designada por assinatura remota, por exemplo, em Portugal é disponibilizado ao cidadão a CMD (Chave Móvel Digital).

Para ver mais sobre o assunto acesse: https://cryptoid.com.br/certificacao-digital/identidade-digital-do-cidadao-brasileiro-perigos-e-oportunidades/#:~:text=A%20Identidade%20digital%20%E2%80%93%20eID%20%C3%A9,essencial%20uma%20identidade%20eletr%C3%B4nica%20confi%C3%A1vel.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe um Comentário