mar 19, 2024

Com a presença de diversas autoridades do Governo Federal e do Distrito Federal, representantes do setor empresarial da tecnologia e de diversas entidades do mercado de certificação digital, teve início na noite de ontem, 19 de setembro, o 15º CertForum – Fórum de Certificação Digital. Mais de 350 pessoas estiveram presentes para acompanhar as falas dos integrantes da mesa solene abertura do evento, entre eles o Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República Eliseu Padilha, que destacou a importância do empenho e da cooperação entre as iniciativas pública e privada para o desenvolvimento do Brasil.

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Gastão Ramos deu início às falas da mesa apresentando o novo momento do ITI, que agora atua fortemente na intenção de unir o governo e a iniciativa privada para o desenvolvimento seguro e massificação do uso do certificado digital ICP-Brasil em todo país. Gastão lembrou que a certificação digital é um importante instrumento para a modernização do Brasil.

Seguindo o mesmo raciocínio, o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Assespro no Distrito Federal, Cristian Tadeu, apontou o interesse em desenvolver tecnologias para o aprimoramento da certificação digital no Brasil. Tadeu salientou ainda o apoio institucional da Assespro ao CertForum, evento de grande importância para o mercado de certificação digital.

Em seguida, o presidente-executivo da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid, Célio Ribeiro, afirmou que a construção de um Brasil mais forte depende de iniciativas que unam o público e o privado, e destacou o CertForum como um exemplo desse tipo de iniciativa. Além disso, uma identificação civil forte e a massificação da certificação digital com segurança e transparência foram temas de destaque na fala de Ribeiro.

Transformar Brasília na capital da Certificação Digital foi a proposta do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Deputado Distrital Joy Valle. “Brasília é um ótimo laboratório para as políticas públicas no Brasil. Queremos trabalhar junto ao ITI e ao Governo Federal para tornar Brasília modelo de gestão eficiente e digital”, afirmou Valle.

O Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República Eliseu Padilha encerrou a mesa solene de abertura falando sobre a importância da certificação digital ICP-Brasil para economia e para melhoria dos serviços ofertados no Brasil. Para Padilha, o certificado digital é uma ferramenta estratégica do Governo brasileiro para o desenvolvimento do país. O ministro aproveitou para destacar o importante momento de crescimento econômico do país, e destacou entre os números positivos a quantidade de certificados emitidos.

O 15º CertForum segue nos dias 20 e 21 com apresentação de painéis e palestras sobre os usos e benefícios da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil em empresas privadas e no governo eletrônico. A programação completa do evento está disponível em http://certforum.iti.gov.br/

fonte: http://www.iti.gov.br/component/content/article?id=701

Tags: ,

0 Comentários

Deixe um Comentário