mar 19, 2024

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 10 de junho, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tornou-se Autoridade Certificadora (AC) de 1° nível da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Como autoridade certificadora, o Inmetro não fornecerá certificados digitais, mas credenciará Autoridades Certificadoras de 2º nível para que possam emitir certificados OM-BR – certificação digital para objetos metrológicos – como bombas de combustível, balanças, taxímetros, dispositivos de controle de velocidade, medidores de consumo de água, energia e gás, entre outros.

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Carlos Fortner, destacou a importância deste credenciamento: “A sinergia única entre ITI e Inmetro permitiu, em cerca de 3 meses, fazer caminhar um projeto indispensável para o Brasil, iniciado há quase uma década. A partir da instalação das novas bombas, o consumidor finalmente terá condições de conferir por um app em seu celular, se o volume abastecido é de fato aquele pelo qual está pagando. As equipes envolvidas, tanto do Inmetro quanto do ITI, estão de parabéns por esta importante entrega à sociedade e para o Brasil moderno que todos queremos ver”.

Fortner destacou ainda que o projeto OM-BR abre, tanto dentro do conceito Internet das Coisas quanto do conceito de cidades inteligentes, um novo universo de oportunidades para a ICP-Brasil, à medida em que novos objetos passem a utilizar certificados digitais.

Para o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson: “A certificação digital de objetos é uma iniciativa inédita, que vai levar para outro patamar as atividades de controle de objetos metrológicos. Trata-se de um importante passo para oferecer à sociedade uma ferramenta adequada para superar os desafios da economia 4.0. Queremos usar as novas tecnologias e contar com a participação dos consumidores e usuários para atuar de maneira cada vez mais inteligente e efetiva, porque é isso que a sociedade espera de nós e é isso que queremos entregar”.

Saiba mais

Em 09 de março de 2021, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 103, de 8 de março de 2021, que dispõe sobre o processo de certificação digital, define os critérios para credenciamento na Autoridade Certificadora do Inmetro (AC Inmetro) e a descrição do leiaute dos certificados digitais.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe um Comentário