mar 19, 2024

A resposta é técnica. Em 2016, a Adobe incluiu em seu repositório de Certificados confiáveis o da raiz da ICP-Brasil v2, que é a hierarquia da qual os Certificados A1 fazem parte. Com isso, todo Acrobat ou Reader atualizado consegue verificar e realizar assinaturas digitais no formato PAdES – simplificando em PDF – de maneira facilitada.

No entanto, essa atualização exige que seja feita uma configuração para o que Certificado A1 seja aceito, eliminando a mensagem de “assinatura inválida”.

Como remover a mensagem de assinatura digital inválida do Adobe?

Basta seguir o passo a passo:

Figura 1 – Menu de preferências.

Figura 2 – Painel de assinaturas digitais.

 

Figura 3 – Lista de certificados confiáveis.

 

Figura 4 – Editar confiança de um certificado confiável.

 

Apague todo o conteúdo do campo “Políticas de certificação”, destacado acima. Caso queira, também é possível apagar a descrição, mas isso é opcional.

Após essa configuração uma assinatura feita com Certificado A1 será reconhecida como válida, salvo os casos de outros problemas não relacionados com o Certificado.

Recebi/assinei um documento assinado com Certificado A1. A assinatura aparece inválida. De fato, está sem validade?

Se o Certificado A1 estiver dentro da data de validade, não está inválida, de fato. Mas o ideal é, antes de assinar no Adobe, realizar a configuração disponível no item anterior. Já a verificação pode ser feita no Portal de Assinaturas ou no Verificador do ITI.

0 Comentários

Deixe um Comentário