mar 19, 2024

 

Com presença de grande público, teve início nesta quarta, 20, o primeiro dia de apresentações do 15º CertForum – Fórum de Certificação Digital. O uso de tecnologias que fazem uso do certificado digital em outros países e os números do mercado da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil foram os temas abordados nos primeiros painéis do dia.

No primeiro momento, houve a participação do diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Waldeck Araújo Junior que apresentou os números da ICP-Brasil, a quantidade de certificados emitidos e de entes da Infraestrutura. O moderador do debate, titular do Comitê Executivo do Conselho Nacional de Desburocratização – Brasil Eficiente, representando a Câmara dos Deputados, Manuel Matos, destacou a importância do crescimento da ICP-Brasil para o desenvolvimento do país.

Em seguida, o diretor associado da Smart Card Alliance, Edgar Betts, mostrou o panorama do uso do certificado nos países latino-americanos. Encerrando o painel, a representante da Agência para o Desenvolvimento do Governo da Gestão Eletrônica e da Sociedade da Informação e do Conhecimento do Uruguai, Agesic, Maria José Viegas, apresentou a experiência uruguaia no uso da certificação digital em sistemas públicos.

Os números, os desafios e o panorama do mercado de certificação digital ICP-Brasil foi o tema do segundo painel do dia. O moderador da mesa, diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI Rafaelo Abritta deu início às apresentações apontando a importância das empresas privadas no desenvolvimento e massificação do uso da certificação digital e na superação das burocracias que possam vir a aparecer.

Em seguida, o presidente da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Julio Cosentino, o presidente da Associação das Autoridades de Registro do Brasil – AARB, Nivaldo Cleto, e o presidente da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital – ANCERT, Rafael Caporalli, falaram sobre o crescimento do mercado de certificação digital, que atualmente é utilizada em 71% das transações do PIB nacional.

As apresentações utilizadas por todos os palestrantes já estão disponíveis no site do CertForum. Em breve, os vídeos com a íntegra de todos os painéis serão publicados no canal do ITI do Youtube.

fonte: http://www.iti.gov.br/noticias/indice-de-noticias/705-crescimento-do-mercado-de-certificacao-digital-tem-destaque-no-15-certforum

Tags: ,

0 Comentários

Deixe um Comentário